quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Viagens dentro da viagem

Cajueiros numa Machamba do Chimundo (Fotografia tirada às pressas. Ainda não tiro fotos às pessoas. Porque... não.)
Tenho enviado as minhas histórias por mail em vez de actualizar o blogue. Mas desta vez apetece-me este caminho.
Para quem não sabe, estou a viver no Chibuto e a trabalhar no Chimundo. É longe e desloco-me de bicicleta. Está muito calor, há subidas e terra solta. É duro. Após cada viagem demoro uma hora a tornar-me decente. Quase derrapo no meu suor que se transforma em piscina olímpica em dois minutos e meio. Se não fossem as aulas de Natação do Francisco Alves temia pela própria vida. Mas ontem… ontem foi diferente…

Fiz o caminho de Bicla para lá e para cá. E... gostei.
Veio cá a casa, lanchar água, um professor Moçambicano. Quando lhe falei do meu sentimento em relação ao caminho senti-lhe uma pausa.
...
...
...
e disse-me:
- Vais chocar com o sobressalto.
(merda... não percebi, é uma frase linda mas não percebi. Como vou tentar esclarecer? Uma boa técnica é repeti-la. Tento.)
- Vou chocar com o sobressalto?
- Sim. Quando pensas em sofrimento, vais, pelo menos, tropeçar no sobressalto.
E conversámos sobre como poderia enfrentar o caminho diário de bicicleta.
Posso pensar que nessa altura, enquanto pedalo, ninguém me pode interromper, posso pensar naquilo que mais gosto, aproveitar o cheiro, ir sentindo o ambiente. Foi o que fiz. Seguindo as palavras de alguém que de Moçambique, além desta terra, só conhece Maputo, que todos os dias anda uma hora para ir dar aulas e que nem imagino o sofrimento por que já passou.
O N. tem 25 anos.
No dia seguinte, no caminho para lá, sozinha comigo, vivi uma das melhores experiências da minha vida:
Não houve uma única pessoa que não me dissesse Bom Dia. Desde Chibuto ao Chimundo, por alcatrão e por terra, com calor e dificuldade, estive SEMPRE acompanhada pela força do desejo daquelas pessoas. E foi o que decidi ter, naquele momento, decidi que iria ter um Bom Dia.
Ao início apenas sorria, depois já gritava um belo Bom Dia. Mas depois comecei a acenar, só uma mão no guiador... estrada de areia… muitas vezes quase a perder o controlo... BOM DIA!... Ups... duas mãos de volta ao guiador e aos acenos de sorrisos.

Sim… esta terra ainda tem paraísos.

10 comentários:

  1. Minha querida borboleta, a mim parece-me que essa terra só tem paraísos...

    Conheci, ano passado, o GRANDE Mia Couto, um moçambicano maningue cool, que usa as palavras como se fossem pérolas, cada uma com sua beleza própria e depois de pegar nelas, lapida-as à sua maneira, muitas vezes transmuta-as de tal forma, que pensamos ter chegado a um mundo totalmente novo onde ainda se inventam palavras...

    Isto para te dizer que chocar com o sobressalto, é uma frase cheia de imagens (recordas-te da dificuldade de transmitir imagens por palavras?)

    A mim parece-me que em África só se fala por imagens e eu adorava poder estar aí, só para ver ouvir essas imagens e sentir, como tu, que um BOM DIA, somos nós que o fazemos!

    Um beijo grande

    Patrícia

    ResponderEliminar
  2. Não podia ir-me deitar sem vir ver o que tinhas para nos dizer.
    Boa noite e um bom dia para ti amanhã...
    Beijinhos
    Teesa MF

    ResponderEliminar
  3. Há pessoas para quem a Vida se passa sempre no mesmo sítio; a essas, esta história pouco dirá. Há pessoas para quem a Vida é uma viagem; para estas, a tua viagem de bicicleta é a mais bela parábola da viagem de uma Vida.

    ResponderEliminar
  4. "estou a viver no Chibuto e a trabalhar no Chimundo."

    Não consigo deixar de rir sempre que leio esta frase. Tem piáda, ou então acho piáda a pouco :)

    Mais um bom dia!
    Beijinho grande, Melina

    ResponderEliminar
  5. Céu:
    Ser lacónico pode ser genial!

    Marta:
    Ontem lá tive que faltar ao nosso jantar... :)

    Patrícia:
    Se tivesse conhecido o N. na altura dos LECs, tínhamos sido as melhores alunas do Carmelo! "Chocar com o sobressalto"... que inspiração.

    Teresa:
    Espero que tenhas dormido muito bem!! (estou a ter cuidado comigo, não te preocupes, MF!)
    Beijinhos

    Alf:
    Não desanimes por pedalares sem chegar a lado algum... já viste o que se encontra pelo caminho?
    (Parabéns, querido amigo! Acertei em cheio apenas por feeling)

    Melina:
    Quando tiver um tempinho envio-te uns nomes próprios por mail... lindo!

    ResponderEliminar
  6. a propósito de «chocar com o sobressalto» .. o Heiddegger disse qq coisa acerca de a nossa civilização assentar na luta contra o imprevisto, eliminar todos os imprevistos... só que sem imprevistos a vida perde o sentido, a utilidade, extingue-se, apaga-se; são os imprevistos, os sobressaltos, a força da vida.

    é por isso que viajamos, não é, para «chocarmos com o sobressalto»? para sairmos do já conhecido, do já previsto.

    é por isso que não é possível definir «paraíso» porque qq definição elimina o «sobressalto» e sem ele o paraíso não passa de um aborrecimento enorme.

    é por isso que «chocar com o sobressalto» é tão importante. Aprender a chocar com o sobressalto em vez de fugir dele.

    ResponderEliminar
  7. Por onde começar....primeiro a historia é linda, a frase que escolheste é ainda mais linda...tu és linda e vais ter nesse paraiso muitos lindos dias.
    Parabens.

    ResponderEliminar
  8. Experimenta encher os pulmões e sentir um grande Hoyo-Hoyo!!!! Vais ver a diferença. É mais que Bom dia!! É mais que Olá!! É mesmo um "Benvinda!!!"

    ResponderEliminar