sexta-feira, 12 de março de 2010

Work in Progress

Efeito Borboleta I – Porcos:

Nunca vou entender os meandros da burocracia…
- O quê? Não têm o papel assinado?
(na Direcção Distrital de Educação)
Mas não lhes digo isto de forma séria ou agressiva, acrescento exagero aos gestos, teatralizo a cena até atingir o melodrama mais íntimo… e, desde o guarda a toda a secretaria, lá me vão avisando diariamente:
- Ainda não, ainda não… prevê-se talvez para o amanhã…
Eu digo um declamado “Oh não, só me dão esse talvez?” e rolamo-nos em gargalhadas.
E depois de ter saído com a mochila cheia de 12 “talvezes”…
Voilà!

E é logo no dia seguinte, dentro de um chapa com o Jossefa (membro da GPROIL) que zarpamos rumo à nova Escola. Como qualquer bom plano deve ser mudado com a maior das facilidades: da inicial ideia de Escola Secundária decidiu-se começar por uma das Primárias. Os motivos dispersam-se entre religiões, tradições e confusões e quando isso acontece o melhor é simplificar. Contornam-se as dores de cabeça e preparam-se os terrenos. E talvez um dia os porquinhos atinjam estudos mais superiores, quem sabe?

O Director da Escola e a Directora Pedagógica. Apesar de muito felizes, não consigo tirar-lhes a seriedade no momento das fotos. Ao contrário de mim, acham que o momento deve ser mostrado com a maior das solenidades. Respeito-lhes a razão. Eu é que não me sei comportar.

É precisamente neste lugar, com as salas de aula como pano de fundo que espero, daqui a aproximadamente uma semana, apresentar-vos o primeiro casal de porquitos.


A Escola tem um furo de água. Eu sei que parece apenas um pormenor mas na realidade de cá é da maior importância.


E passo já para o Efeito Borboleta II, os Pintos no Centro Comunitário!


Irmã Catarina (directora do Centro)

E aqui só posso calar palavras... Vêem este sorriso? É que a vossa ajuda não ofereceu apenas pintos... ofereceu esperança.


Acabados de instalar. Tudo correu às mil maravilhas, 100 pintos sem necessidades de reanimação! Têm medicamentos, ração e dedicação. Acho que os ingredientes certos para que atinjam um amanhã.



Kanimambo! Obrigada! Tenho a certeza que demos um grande passo! Vou continuando a contar-vos cada evolução.
Divirtam-se! Aproveitem os dias.

17 comentários:

  1. Olá, bom dia
    e que belo dia
    Manel

    ResponderEliminar
  2. Estou emocionada! Não imaginas como me sinto feliz por participar nestes teus projectos.
    Tu deves-te sentir muito orgulhosa!!!
    Viva o Binaisa, o Naftal, a irmã Catarina e todos os que ajudaram.
    ...Agora também choro pelos porcos e pelos pintos?... Não me chegava chorar pelos humanos?... É da idade, é da idade...
    Que falta fazem muitas Claras por esse Mundo fora!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. E eu é que sou facciosa ?
    Não acho !!! Ehehehehe

    Mãe

    ResponderEliminar
  4. Sinto-me a transbordar de amor: por ti, pelos porcos e a seguir pelos pintos

    ResponderEliminar
  5. =) Que bom!! É tão bom ajudar...! (fico sempre sem palavras...)
    Continua priminha! Estás lá ;)
    Beijinhos mil

    ResponderEliminar
  6. Olá Clara. Sou o Nuno, o amigo da Tininha.
    Ela sugeriu-me acompanhar o teu blog e bendita a hora que o fez. Muito bom! Parabéns pela forma como escreves mas, sobretudo, parabéns por fazeres esta viagem e por carregares contigo tão bons desejos.
    Se estiveres mesmo a ver quem eu sou (eh, eh), lembrar-te-ás que danço tango. Assim sendo, permite-me que puxe a brasa à minha sardinha e te pergunte: «Então e danças?. Dança-se muito aí? Já viste alguém dançar a Marrabenta (que por acaso até é mais aí do sul de Moçambique?)»
    Bem sei que a minha curiosidade está a ser mais de formiga bailarina do que de cigarra de ONG, mas pronto... a dança também é um trabalho para a felicidade. Eh, eh, eh...

    Beijinho e continua com essa força.

    ResponderEliminar
  7. Manel.
    BOM DIA! Embora tenha estado a manhã inteira em Maputo na "migração" a tratar do visto que tinha um erro, e de passar por 10 balcões, 20 filas e mil e um contratempos... acho que está mesmo um bom dia!
    Muitos beijos

    Nélinha:
    Obrigada... sempre a mesma ternura...
    Beijos

    Céu:
    Vá, vai lá buscar os lenços de papel!! eheheh! Acredita que também me dá alguma vontade de chorar, às vezes. Mas de plena felicidade. É muito bom agir, mudar nem que seja uma pedra do caminho, ou melhor: dar hipótese de se poder escolher outro caminho... Obrigada pela vossa participação!
    Muitos muitos beijos

    Mãe:
    É de família! ehehe!
    Beijos mil

    Nanda:
    E nem sabes os planos que tenho para ti! ehehe!
    (já ouviste falar em galinhas poedeiras? Fica atenta...)
    Beijões

    Inês:
    Obrigada, priminha!
    Já li o teu mail, respondo-te ainda hoje, se conseguir!
    Muitos beijos

    ResponderEliminar
  8. Nuno!!!!
    Finalmente conhecemo-nos nem que seja neste espaço! eheheh! Bem-vindo!
    Claro que me lembro que danças tango (não quiseste ser meu par! ehehe) e tens razão... por aqui as danças são outras. Marrabenta de manhã à noite, mas ficamos a anos luz... Eles dançam de dentro para fora, têm dança dentro do corpo. Na Argentina ainda conseguia acompanhar, aqui... sinto-me um bocadinho peixe fora de água.
    Se quiseres manda mail e explico-te tudo melhor!
    Obrigada pelas palavras...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Uma vez fui a África com um passaporte diplomático... como era diferente dos que eles conheciam, presumiram que era falso e eu ía ficando preso... felizmente alguém percebeu que devia ser passaporte de extraterrestre rsrssr

    ResponderEliminar
  10. Olá bom dia

    Então esses porquinhos vêm ou não?????

    Quando chegarem já são presunto,..., hummmmm, até que não era má ideia, heheheheh.

    Bjs e continue tudo a correr bem.

    Luís Paulo, Dora e Rita.

    ResponderEliminar
  11. Clara só me apetece dizer que "TU ÉS A MAIOR", já me apetecia quando tomaste a coragem de dar uma volta ao mundo agora digo-o com toda a frontalidade :)
    Parabéns!!!

    ResponderEliminar
  12. Alf:
    Se tivesse lido o teu comentário antes ter-lhes-ia dito o mesmo!! Sabem... é que sou extraterrestre e os ETs são alérgicos a burocracias! eheheh! Uma aventura.
    Beijos

    Luís Paulo, Dora e Rita:
    isso não vale... é quase maldade... presunto... é que depois penso no queijo e pão alentejano e vinho tinto!!! ehehe!
    Os porquinhos estão a caminho! Lá para sábado devem chegar. Já lhes estamos a preparar a festa!
    Muitos beijos

    Tininha:
    ahahahahah! Ironias!

    Viagens Lacoste:
    (adoro o porquê do "Lacoste"!)
    A maior?! Só se for da minha aldeia! (que não existe)eheheh!
    Obrigada pelas palavras...

    ResponderEliminar
  13. apenas um grande OBRIGADA pela realização desses sorrisos fantásticos!!

    ResponderEliminar
  14. Rita:
    Sinto mesmo uma realização enorme... É muito bom ser a ponte entre vontades.
    Obrigada!
    Muitos beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Quanso pensamos que podemos ficar sem bateria, basta AQUELE sorriso da Irmã Catarina para nos encher o depósito!!!!

    ResponderEliminar