terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Efeito Borboleta I

Desenho de Pedro Madeira Pinto, um grande amigo.
Lembram-se do projecto inicial? É agora: está na altura de começar…
Vamos lá arregaçar as mangas e agir. Cada um como puder e se quiser. Eu vou ser apenas a ponte. Conto a história, da forma que sei, que sinto e nunca de ânimo leve; quem a lê… faz o que entender. O objectivo é dar o primeiro empurrão, dar a mão, ajudar no lançamento… ter influência num caminho.
Vou começar pelo fim:
E se eu vos dissesse que este rapaz apenas precisa de dois porcos para iniciar um projecto sustentável que pode mudar muitas vidas?
É um de muitos projectos que englobam o sonho possível de uma associação (GPROIL – Grupo de Promoção de Iniciativas Locais) formada recentemente pelo Binaisa, um jovem de 28 anos, com uma visão impressionante das possibilidades do futuro.
As conversas foram fluindo ao longo deste mês e fui conhecendo uma pessoa inspiradora. Tem sonhos, ideias e vontade de mudar a realidade moçambicana. E vai conseguir. Tenho a certeza.
- As crianças alimentam-se de forma tão deficiente, como se vão educar, Clara?
Não respondo quando não sei o que dizer, fecho-me em mim, transformando-me em ouvidos.
– Temos que criar uma linha de valores, descobrir as capacidades das nossas crianças, quais os seus talentos. Depois orientá-las. Ajudá-las a melhorarem as suas possibilidades de vida.
O Binaisa, um rapaz de uma simplicidade encantadora, que lutou sozinho contra dificuldades básicas, contra a falta de informação, contra a fome, que trabalhou em tudo, que dá voz à rádio local, que não desiste do sonho de um dia entrar para a Universidade para estudar Língua Portuguesa, acima de tudo acredita que é através da cultura, do desporto e do empreendedorismo que se vai conseguir um dia mudar o destino de Moçambique e tem o objectivo final de criar um Centro Cultural no Chibuto que englobe estas três áreas. É uma inspiração, uma prova de força e de coragem. É um privilégio conhecer pessoas assim.
Mas é prático.
Num lugar em que a desesperança de futuro é assustadora, sabe que primeiro tem que se mostrar às pessoas que é possível ter iniciativa.
­- Começa-se pela base mas com a intenção de mostrar o processo.
E eu explico-vos. É tão simples.
As crianças têm fome, precisam de uma alimentação mais proteica. É tão flagrante e real este problema que o que vos pode parecer ter uma proporção mínima pode fazer uma diferença abismal. As Escolas têm uma disciplina de Agro-pecuária mas sem condições de funcionamento. O projecto inicial seria colocar dois porcos na Escola Secundária, ensinar às crianças todo o processo de tratamento, alimentação e reprodução (têm professores qualificados), quando houver condições mínimas criar um pequeno talho, vender a carne, melhorar a alimentação das crianças, criar rendimento. Continuar o ciclo. Neste pequeno (grande) projecto está a cadeia de valores inteira que querem transmitir aos jovens. Mas precisam do primeiro empurrão.

Um casal de porcos custa aproximadamente 50 euros, incluindo a ração. Se com a vossa ajuda conseguirmos este valor, responsabilizo-me a ir com o Binaisa comprá-los e acompanhar todo o processo com textos e fotografias aqui neste espaço.

Enviarei por mail aos interessados todas as informações necessárias para finalizarem a ajuda e pormenores mais detalhados sobre o Binaisa e a GPROIL. Nestas histórias eu só vou ajudar a dar o primeiro passo, tudo o que ultrapasse essa ajuda darei o contacto directo das pessoas em questão.

É só dar a mão. Ajudamos a dá-la?

(este é um projecto pessoal, sem organizações a apoiar. É apenas fruto de uma decisão minha: não ficar de braços cruzados a ouvir histórias, a conhecer pessoas inspiradoras, a ver necessidades e não agir. Acredito mesmo que devemos fazer pelo mundo o que queremos que ele seja. E podemos fazer muito para torná-lo num lugar com mais humanidade)

Binaisa

Alguns membros da GPROIL (Grupo de Promoção de Iniciativas Locais)

26 comentários:

  1. Parece-me que fui a 1ªa acordar, a 1ª a ir ao mail e a 1ª a vir ao blog neste dia de carnaval e como tal disponibilizo-me já a dar os 50 euros para o projecto.Acho que é assim que se começa e é importante dar-lhes os meios para..., é importante suprir as carências alimentares tão graves e o porco é um excelente animal em que tudo se aproveita. Não sei se vão ter coragem depois para matar os porcos e eu não vou querer ouvir os seus guinchos mas tudo isso é um momento passageiro. Diz-me como devo fazer. Beijinhos Teresa MF

    ResponderEliminar
  2. Teresa:
    Beeeemmmmmm!! Um casal de porcos já vão ter!! Obrigada! Envio-te um mail com as indicações dos próximos procedimentos. Da minha parte vão ter os medicamentos necessários para que cresçam saudáveis e o projecto não morra logo ao início.
    Quem quiser continuar a ajudar basta deixar aqui a sua vontade e eu contacto-vos a seguir. Quando ultrapassar o valor deste primeiro passo (a compra e tratamento do casal de porcos) eu aviso-vos logo. A partir daí a ajuda será dada directamente ao Binaisa e à GPROIL. Como vos disse, acredito que só precisam de uma primeira ajuda para começarem. Até lá, responsabilizo-me por todo o processo.
    (obrigada, minha querida Teresa, estás sempre um passo à frente!)
    Muitos beijos

    ResponderEliminar
  3. Que projecto maravilhoso, minha querida sobrinha. De ti espero tudo. Podes contar com a minha ajuda, passo-te "uma procuração", para a gerires como entenderes.
    E eu, que pensava que a minha admiração por ti, não podia aumentar !
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. E começou o "efeito Borboleta". Acredito no
    Binaisa, no seu espírito empreendedor e na
    realização do sonho da GPROIL. O primeiro
    passo(casal de porcos) está dado! Podes
    contar com mais 25 E meus, para ajudar esse projecto. Espero as tuas informações mais
    detalhadas.
    Conto poder ver no futuro, a concretização
    desse sonho e o início de muitos outros.
    (que bela a pintura do Pedro Pinto).
    Mãe

    ResponderEliminar
  5. Clara,

    que maravilha de projecto. conta comigo! soma mais vinte e cinco euros ao valor que já tens.aguardo indicações tuas.

    beijinhos!

    ResponderEliminar
  6. Quando me viu tão atenta no computador e percebeu que eu estava a ler o blogue, o André perguntou logo "Já estás a pensar em dar os 50€, não estás?" .... Mal eu sabia que a minha mãe já se tinha oferecido para os dar.
    Mas quero contribuir. A tia Clara ofereceu-se para dar 25€. Ofereço mais 25€ e juntas compramos mais um casal de porcos. Envia-me quando puderes um mail com informações e dou logo o passo a seguir.
    Beijinhos grandes e obrigada pela inspiração que és. Prima Ana

    ResponderEliminar
  7. Teresa, Céu, Mãe, Marta e Ana:
    Obrigada... este primeiro passo vai ser dado convosco. Daqui para a frente comunicaremos por mail sobre esta ajuda.

    A todos os outros:
    Não quero que o meu passo seja maior do que a perna... Para o projecto do Binaisa começar, já estão lançados os dados (assim como as pessoas que os lançam). Responsabilizar-me-ei por esse processo, como já disse. Quanto aos passos seguintes... Se quiserem continuar a ajudar o Binaisa e a GPROIL mostrem a vossa vontade que eu facultarei a forma de lhes fazerem chegar a ajuda. Será directamente com a GPROIL (em princípio com o NIB). Não vos quero limitar.
    Obrigada!
    Muitos beijos

    ResponderEliminar
  8. clara, como posso contribuir?
    (isto é, para onde posso mandar o dinheiro - para os porcos ou para outra coisas qualquer)

    ResponderEliminar
  9. graças ao S.Pedro, que providenciou estes dias de chuva e frio, não comprei a máscara de carnaval, de maneira que o dinheirito que tinha economizado para as brincadeiras de carnaval está agora disponível. Diz como.

    ResponderEliminar
  10. Olá borboleta!! :)
    Que bom sentir na energia das tuas palavras um passo para uma mudança. Não só necessitamos de pessoas com visão, como de pessoas com atitude. Quero entrar nesse barco também :) Se não com os porcos, com outra iniciativa ou necessidade mais urgente. Fica ao teu critério. Diz-me como posso contribuir.
    Beijinhos grandes e muita força!!!! :))*

    Carla R.

    ResponderEliminar
  11. Eu gostaria de ajudar. Meu email é bipedefalante@gmail.com
    Sou brasileira e moro em Porto Alegre. Aguardo seu contato.
    Beijo.
    Bípede

    ResponderEliminar
  12. Bruno, Alf, Carla e Bípede:
    (que engraçado, conheci-vos a todos através das escritas... só a Bípede não conheço pessoalmente, mas se já fui a Buenos Aires conhecer a Laura também posso ir a Porto Alegre conhecer a Bípede! ehehe!
    Vou hoje reunir-me com o Binaisa no final do dia, depois envio-vos um mail com o que decidimos ser melhor.
    Obrigada, amigos!
    (Estamos em África - relembro! - por aqui, como diz o Alf, não se corre, desliza-se! Todo o processo poderá demorar algum tempo)
    Vamos falando por mail!
    Muitos beijos

    ResponderEliminar
  13. Clara, vou de imediato encaminhar este projecto para os meus familiares e amigos, conta com a nossa ajuda. Fico também a aguardar a forma de enviar o $$$ que se consiga arranjar.
    Um brinde do melhor champanhe a TI.
    beijos
    Magda

    ResponderEliminar
  14. Minha linda borboleta,

    vejo que o LEC se concentrou aqui para ajudar. eu bem sabia que aquele tão famoso ditado "great minds think alike" era bem empregue no nosso grupinho.
    Eu cheguei tarde, bem sei. Mas estou aqui, de braços abertos À tua diposição. Diz como minha querida, diz como...

    ResponderEliminar
  15. Meus queridos amigos!
    Já enviei um mail com o próximo passo, se o quiserem dar. A todos os que eu não enviei ou a todos os futuros interessados em ajudar, ficam em "standby". Vão entrando em contacto comigo aqui ou por mail. Vamos sempre tentando descobrir a melhor solução para que seja um processo transparente!
    Obrigada. Do meu fundo.
    Beijos

    ResponderEliminar
  16. Oi Clara,
    só hoje vim espreitar como estavam as tuas andanças. Se já vou tarde para os porcos (salvo seja!), estou aqui para o que mais for preciso. Diz-me como.
    Beijos
    Sónia

    ResponderEliminar
  17. Oi Clara,

    a causa parece ser excelente. Ponho 10 EUR. Manda-me os pormenores (nib) para o mail.

    God Bless you, ma dear.

    Bjs

    ResponderEliminar
  18. Olá,
    Enviei-te 1º mail e só agora vim ao blogue e vi este projecto. Para estes ou para os próximos, quero contribuir. Diz-me como. É incrivel como tão pouco, pode fazer uma tão grande diferença!!!!
    Muitos beijinhos e mais um sorriso.
    Quita

    ResponderEliminar
  19. AH! E aproveito este espaço para mandar muitos muitos muitos beijinhos à mãe Clara, mãe de uma filha tão fantástica.
    Quita

    ResponderEliminar
  20. "Yesterday is history, tomorrow is a mystery, but today is a gift. That is why it is called the "present"." - Kung Fu Panda

    Quero fazer parte deste presente no presente!! Diz-me como: ritasgomes@gmail.com
    Muitos beijinhos e boa sorte, vamos conseguir! :)

    ResponderEliminar
  21. Sónia, Pulha, Quita e Rita:
    Vou ter que esperar mais um pouco antes de vos dar o NIB. Mando-vos um mail a explicar! Mas não se preocupem a vossa ajuda chegará a um bom destino, de certeza! É só esperar mais um pouco!Beijos.
    Muito obrigada!

    ResponderEliminar
  22. só hoje aterrei do Planeta Cairo!!!e li esta iniciativa maravilhosa!Eu também quero contribuir!!!!diz-me como tenho que fazer
    beijos
    Susana

    ResponderEliminar
  23. Este é ainda o EFEITO BORBOLETA I, concerteza virão o II, III, IV........
    Conta comigo, diz como.

    ResponderEliminar
  24. Pena que não haja mais borboletas!!
    Conta comigo também. Aguardo instruções.
    Se um dia puderes fazer algo pela minha terra (Angola), agradeço.
    Um beijo

    ResponderEliminar
  25. Luísa:
    acabo de descobrir que não és a mesma Luísa que me enviou também um mail! Tens que me dar o teu contacto ou enviar-me um mail para eu te dizer em que ponto vão as ajudas. Neste momento há muita gente em standby (dada a enorme solidariedade demonstrada) e o que estou a fazer é ir direccionando as pessoas para os projectos que vão surgindo.
    Fico à espera do teu mail!
    Obrigada!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  26. só agora vi Clara...
    (desculpa)
    mas cá estou, manda-me também o mail, pf.
    eu sabia que ias no caminho certo!
    beijos e continua, é sempre em frente.

    ResponderEliminar