quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Espaço entre os dias

Imaginem-me com mil e um repelentes a embaciar-me as criatividades mas a proteger-me – espero! – de uma personagem musical que inventei. De famosa pulga maldita passei a cantar para todo o sempre: Ou ela chora, ou ela grita, ou vai-se embora, mosquita MALDITAAAAA!! Como não confio totalmente nem nos meus “DÓ, RÉ, MIs” para afinar a voz, nem nos efeitos terciários da profilaxia, encharco-me em repelente para intimidar a malária.
Penso mesmo em rasgar um trapinho vermelho de uma T-Shirt (nunca, mas nunca em tempo algum de uma T-shirt que me lembrasse o meu Benfica, há limites emocionais que não devemos ultrapassar!) e sempre que passar um esvoaçante com ar intimidador, eu:
- Olé! Olé, Mosquita!
- Hei, mosquitinha, vem cá….. OOOOOOléeeeee!
Escaparei à Maldita.

(Isto tudo dever-se-á ao repelente ou sempre fui assim e ando a arranjar desculpas vãs?)

Bem… estou aqui a escrever, em casa, envolta no tal nevoeiro de DEET 30% enquanto a minha querida Marieta varre a sala. Num instinto levanto as pernas.
- Se me varrer os pés não caso!
Espera, ter-me-ei ouvido bem? Não caso? Eu? E desde quando isso me afecta os movimentos? Mas lá está: a “culturalidade” entranhada a toldar-nos a razão. Está dito, está dito, e eu encontro-me neste momento em pleno esforço abdominal com a Marieta incrédula a olhar-me.
- Mana Clara, estás confortável?
Tento explicar… Sabe, em Portugal e tal, dizem que dá azar que nos varram os pés, porque isto e aquilo e umas invenções paralelas.
- E Portugal… fica longe?
- Muito.
- iiiiiiiih… Então não te preocupes que a má sorte morre antes de lá chegar.
Baixo os pés e rendo-me.
Aos meus dias. Vividos em poesias.


22 comentários:

  1. sempre que te leio, nunca sei bem o que escrever. Tu dizes tudo! Mas como sei que sabem bem estes mimos quando se está longe, deixo-te um beijinho apenas... =)*

    ResponderEliminar
  2. Concretizas um sonho que há muito gostaria de o fazer... voluntariado. Penso que não sou crescidinha o suficiente para o fazer e que um dia... sim, um dia estarei desse lado... ou talvez apenas são desculpas minhas!
    As tuas palavras são desenhos, sons, fotografias, imagens, cheiros, sensações que nos enchem de emoções! Obrigada!

    ResponderEliminar
  3. Olá prima Clarinha, espero que esteja tudo a correr bem, estou a ser um adepto incondicional das tuas aventuras ;)

    O rap do "não batas na tua mulher" já é um habitué entre mim e a Ana :) o nosso Benfica continua em grande e cá te esperamos para celebrarmos o título, por isso, rasga uma t-shirtzinha verde ou azul que as vermelhas são mais giras ok?

    Muitos beijinhos

    ResponderEliminar
  4. H4ardDrunk3r:
    É que sabem mesmo bem... obrigada!!

    Ana:
    É retribuido esse beijo!

    Rita:
    Sabes o que é incrível? É que escrevi um comentário no teu blog no exacto momento em que escreveste no meu! Coincidências!
    Dá-te tempo, miúda! Há um equilíbrio perfeito: o do tempo certo.
    Beijinhos

    André:
    ahahaha! Não rasgarei nada que lembre o nosso Benfica!
    Que bom ver-te por aqui!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Mais uma volta e mais uma história ao fim do dia. Tu e o Benfica são um espectáculo, ambos nos enchem de emoções e sorrisos. Quando leio as tuas "crónicas" consigo ouvir o teu riso contangiante e imaginar o teu olhar repleto de humor e "fome de viver". Há coisas que não se explicam mas que se entranham no nosso ser. Ser benfiquista e tua fã são certamente duas dessas certezas.
    Beijão e até amanhã
    Manel

    ResponderEliminar
  6. Quem disse que uma imagem vale mais que mil palavras nunca leu o teu blog! Cada palavra traz agarradas mil imagens...que dom! Podes pôr a máquina fotográfica no bolso.Com certeza e sem remorsos.Qualquer foto ficará sempre muito aquém das tuas estórias.
    Sónia B.

    ResponderEliminar
  7. Leio-te sempre e, como já alguém disse, depois não sei o que dizer. Também é verdade que no meu CS, que não fica no Chimundo nem no Chibuto, a net está horrivel e não me tem deixado enviar-te mails.Quando chego a casa, embora não tenha andado de bicicleta e suado o que tu suas, estou quase em estado comatoso e não consigo nem pensar em ir ao computador.
    Escapa de todos os mosquitos e das vassouras que varrem os pés...Mil e um beijinhos Teresa MF

    ResponderEliminar
  8. Hoje abri o computador tarde.
    Ehehehehehe,Ahahahah!!!!
    Que bom ler o teu texto. Que bom dar gargalhadas.
    Beijos
    Mãe

    ResponderEliminar
  9. Manel:
    E eu que vi o meu Benfica vs Guimarães em directo no Chibuto!! Foi emocionante. Que compares isso às minhas escritas... bem... tens razão: há coisas que não se explicam!! ehehe! Obrigada!
    Beijos

    Sónia:
    Eh pá que grande elogio! Vou dar o desconto de amiga!!
    Vamo-nos encontrando por aqui!
    Muitos beijos

    Teresa:
    Estado comatoso ia eu ficando por quase ter sido mordida por um escorpião! (a minha mãe depois conta-te!!). Mas não se preocupem: sou um animal de sorte!
    Farei uma corrida em slaloon a desviar-me de mosquitas e vassouras!
    Beijinhos. Já tinha saudades dos teus comentários!

    Mãe:
    Ehehehehe! Ahahahaha! Tinha que sair a alguém...

    ResponderEliminar
  10. A prima mariquinhas reforça o apelo da MF: "Escapa de todos os mosquitos e das vassouras que varrem os pés", e dos escorpiões, POR FAVOR!! :) (é tão bom ler-te e rir, e rir e ler-te, e depois rir ao comentar as coisas com o André, e rir ao imaginar-te a contar as histórias....)
    Já a parte do Benfica.... também podias escapar dela....

    Beijinhos!!

    ResponderEliminar
  11. Carrega Benfica!

    Bjs,
    César

    ResponderEliminar
  12. Minha linda casadoira desprevenida de pés no ar com medo de não casar... (uf, já quase não tinha ar!)

    Diz lá a essa Marieta varredora, que uma varridela no pé é um descuido considerável para quem passou a infância a ouvir às mais velhas que não te casas, que não te casas, que não te casas e ficas com aquele disco riscado no ouvido até te capacitares que no dia, no terrível dia em que uma vassoura de bicos afiados se cruzar com os teus pés, é o dia em que o destino de solteirona te fica gravado para sempre no lombo e que todos os solteiros, divorciados, viuvos e o raio que os parta do mundo inteiro, vão ver claramente na tua testa a marca daquela a cujos pés uma vassoura atravessou o caminho!

    E que tal?
    Podia ser pior, podias ser obrigada a ficar casada com uma vassoura para todo o sempre!

    Eheheheh, beijos borboletinha

    ResponderEliminar
  13. Bem parece que me estou a estrear aqui nos comentários =)

    Não é que tenha algo realmente importante para dizer, mas ai sózinha a 8 mil km (fui tentar medir no Google Earth, não sei se acertei ou se fui muito ao lado lol), um beijinho deve saber sempre bem =)

    Por isso aqui fica, um beijinho da gravadora de filmes para os meninos que apesar de nao conhecerem o frio, gostaram da Idade do Gelo =)

    Beijinho, prima Rosa

    ResponderEliminar
  14. Olá Clara!
    Não pude deixar de sorrir em 2 momentos deste post: quando falas da "pulga maldita" e do momento musical; e da "culturalidade entranhada" que nos leva ao esforço abdominal de manter os pés no ar para que não sejam varridos... lembram-me a minha infancia, e tudo o que dela me recordo!

    Continua a alegrar-nos uns dias... e a deixar-nos com o coração pequenino noutros.
    É bom ler-te!

    Estela

    ResponderEliminar
  15. eheheh só tu prima! :D
    Depois de tantos comentários, não tenho muito mais a acrescentar mas entretanto lembrei-me de te avisar: não digas nada ao mesmo tempo que a Marieta, se não vais ter que lhe ensinar o "já não morremos hoje, nem casamos amanhã" ?!?!
    Beijinhooooo muitoooo graaaaandeee

    ResponderEliminar
  16. Ana:
    Por acaso imagino-te perfeitamente a rir... e isso dá-me um gozo especial.
    Eh pá, heresias por aqui... temi que o computador explodisse só de ler que podia escapar do meu Benfica! ehehe!
    Beijo Grande

    César:
    Dá-lhe Benfica!!! Tenho estado bem a par dos acontecimentos, como calculas!!
    Beijos

    Patrícia:
    AHAHAHAHA! Casada com uma vassoura!!!
    Gostei.
    Beijos. Muitos.

    Rosa:
    Sabe mesmo bem o vosso apoio!
    Vê-los a dar gargalhadas com a cena inicial foi comovente. E reforça a ideia que somos muito parecidos em todo o lado do mundo. E que os direitos de liberdade cultural, social e de dignidade são universais.
    Obrigada!
    Muitos beijos

    Estela:
    Que bom ler-te de novo!
    Para mim também é demasiado fácil deslocar-me à infância (daí talvez alguns textos nonsense! ehehe)
    Beijos. E obrigada por passares por cá.

    Inês:
    ahahahaha!! Não, isso é que não seria nada fácil explicar!! Vou ficar caladinha que nem um rato!
    Muitos, muitos beijos

    ResponderEliminar
  17. outro dia fui obrigada a entrar na Luz.. eu tentei dizer que isso ia contra a minha religião, mas ninguém me quis ouvir e cometi essa heresia. isso sim, dá azar! grande beijinho

    ResponderEliminar
  18. Pedro:
    Continuo, continuo... Obrigada!
    Beijos

    Rafa:
    Não me enerves...! ehehe! Se quiseres quando chegar vais comigo ao Glorioso! Acabam-se logo os azares!!!

    ResponderEliminar
  19. credo!! Glorioso há so um, o Belém e mais nenhum!

    ResponderEliminar
  20. Ai casas, casas...casas com o benfica e com a gente boa com quem vives.
    Que alegria.

    ResponderEliminar