quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Efeito Borboleta II

Vão achar-me louca…
Comecei com porcos e agora vou passar a…

Tam taram tam tam… rufos, batuques e batimento de pés…

PINTOS!
(delicio-me só de pensar que ando a fazer mesmo o que gosto: mão na massa, cabeça no sonho e pés bem dentro da terra)
A ideia começou quando me vi a ressuscitar pintos, ou então quando comecei a trabalhar no Centro Comunitário e vivi aqueles momentos de silêncio, ou então a ideia não começou, foi-se começando. Com a simplicidade que nasce uma ideia feita de realidade.
O Centro Comunitário é ajudado pela ONG e voluntários, idealitários e pessoas de coração. E já cresceu muito. Começou por ser uma Escolinha debaixo de um Cajueiro e já tem instalações, materiais, livros… além de ar, terra, movimento.
Mas há factos que assustam:
a alimentação insuficiente das crianças;
a falta de remuneração a auxiliares e monitores que possam cuidar das crianças física e criativamente.

Algumas dezenas de euros eram suficientes para distrair a falha, que permaneceria sem solução, iludida apenas, impassível a generosidades. O que não deixa de ser muito bom… quando não podemos procurar o MAS. Há quase sempre um MAS escondido em possibilidades.
E neste caso esconde-se na capoeira… do Centro Comunitário. Sem dinheiro para comprar muitos pintos costumam arriscar uns de melhor "qualidade" mas que vêm de Maputo e chegam cá estoirados e meio mortos pelo calor (como já viram).
E se nos vestíssemos com as nossas melhores penas e abraçássemos uns pintos? Transportamo-los com cuidados de mãe galinha, tratamos e alimentamos bem os bichos (nunca a canja de galinha!!) e, diz quem sabe, consegue-se aproximadamente num mês, vender os frangos. Se correr bem dá lucro para reinvestir em mais pintos e, claro, melhorar e diversificar a alimentação das crianças do Centro (mais ou menos 40). Num futuro, porque nunca se deve cortar a asa ao sonho, poderia contribuir também para o pagamento dos monitores.

Há uma diferença abismal em relação ao Efeito Borboleta I: dada a enorme solidariedade demonstrada, para este projecto avancei apenas com algumas pessoas (que já contactei!), o que considerei razoável para dar o primeiro passo. Continua a haver muitas a quem ainda não fiz de ponte…
Mas proponho o seguinte: com os 200 euros que já se juntaram só para este projecto compramos 100 pintos, ração, medicamentos e transporte. Dependendo como corre contactarei por mail as pessoas que já mostraram interesse em ajudar e estão apenas em “standby” para saber se estarão interessadas em continuar este efeito borboleta II, ou outros.
Por enquanto este projecto já tem asas para andar. Vou mostrando como corre… quem sabe não podemos continuar?

Ajudar por ajudar, dar – dar o peixe! – pode ser tão bom (como ensinar a pescar se não há peixe? Se não se conhece o sabor do peixe?). Mas acredito que se conseguirmos tornar sustentável a ajuda, alcançaremos a dignidade que todos no mundo merecem: não depender para sempre da generosidade de outros e poderem um dia tornar-se generosos. Para mim, a melhor forma de chegar à transparência.


A primeira sala de aula e onde dou as aulas de Educação Física



Como é actualmente o Centro Comunitário



A capoeira e a suave Danila

18 comentários:

  1. PINTOS!!!!!!
    espectacular, mais uma vez, conta comigo, confio em ti nessa tua missão.
    Já sei que não és perfeita, mas essa tua energia e força comove-me. força
    Magda

    ResponderEliminar
  2. Magda:
    Neste momento só vou continuar a tomar nota de quem quer ajudar! Mas não garanto que consiga orientar toda a gente a partir de agora!! Há muita gente em "lista de espera"! (felizmente)
    O que vou fazer é ir contactando as pessoas por ordem da sua demonstração de interesse (para isso é que serve o excel, afinal!)e conforme as necessidades dos projectos. No final, antes de me ir embora, deixarei sempre o contacto ou o NIB das pessoas directamente ligadas a estes projectos. E a decisão e risco serão vossos. Continuarei sempre a acompanhar... mas ao longe.
    Mas tomo nota da tua vontade, claro!

    Beijinhos e obrigada pela tua força! Sabe mesmo muito bem!

    ResponderEliminar
  3. Borboleta, eu vou mandar a minha contribuição. Aguarde um pouquinho porque daqui é tudo um pouco mais enrolado, mas darei um jeito. Achei ótima ideia. Além de produtiva, é lúdica.

    ResponderEliminar
  4. Já estou com a mão na massa, vestida com as minhas melhores penas..... vamos?...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. "...Alcançaremos a dignidade que todos no mundo merecem."
    Deveria ser um direito elementar ! Infelizmente não é. Então esforcemo-nos!
    Mãe galinha

    ResponderEliminar
  6. Assim tudo parece mais fácil... e são precisas mesmo pessoas assim como tu: sonhadoras, ambiciosas mas realistas e práticas!

    Como ainda não tinha manifestado por escrito a minha disponibilidade para ajudar aqui fica, para escreveres no excel :)

    Um beijinhoooo muitoooo graaaande

    ResponderEliminar
  7. Bípede:
    Sem stress... Ando a aprender muito sobre a tranquilidade não ter tempo...
    Beijinhos

    Nanda:
    Pois é minha tia... espero que não seja por muito mais tempo... ehehe!
    beijos grandes

    Céu:
    E deves ficar linda! de certeza que darás o toque certo às penas para que tenham glamour.
    (Já te respondi ao mail).
    Beijos

    Mãe-galinha:
    (porque não deixas que ninguém faça de mim canja)
    Infelizmente não é... parece que é mas não é...
    "que gosto de satisfação! Brasa é a bebida que aquece o coração!" - Concurso de anúncios?
    É o delírio. Tenho que descansar... Sendo assim vou para a praia no fim-de-semana.

    Inês:
    Já lá estás! E já não te encontras no fundinho da lista!! Bom sinal, bom sinal!
    Muitos beijos

    ResponderEliminar
  8. Há um provérbio chinês (confúcio?) que diz para nunca se ajudar uma pessoa a fazer aquilo que ela pode fazer; a nossa ajuda tem de ser naquilo que ela não pode. Parece-me que estás no bom caminho, ao colmatares as falhas que surgem porque há coisas que estão para além das possibilidades dessas pessoas. E a tua injecção de entusiasmo e esperança vale muito mais do que o dinheiro, podes crer.

    E sabermos que podemos contribuir, dar algum suporte ao teu entusiasmo... que privilégio!

    ResponderEliminar
  9. Olá Clara!
    Cá em casa queremos dar pintos e porcos (e tudo o que venha a seguir)...até já há discussão dos seus nomes, sim sim porque queremos que os "nossos" tenham nomes! (O meu pai quer que o seu porco tenha o nome de Benfica! HAHAHA)

    Confio neste projecto e acredito que com pouco fazemos uma grande diferença. :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Clarinha,
    como ainda estou"de fora", como posso contribuir para ajudar ao menos "um pouquinho"
    (há muita gente a precisar de ajuda, infelizmente, cada vez mais).
    Bjinhos
    Lurdes Lima

    ResponderEliminar
  11. Alf:
    Sim... não há dúvida que quando lhes digo que tenho amigos em Portugal que querem ajudá-los directamente, ajudá-los a serem auto-suficientes, me devolvem um sorriso interior que não duvido que venha lá do fundo da esperança. É comovente, inspirador... e tão certo. Obrigada pela vossa ajuda.
    ("dar suporte ao teu entusiasmo" - não calculam como esse suporte me motiva. Acredito que não fazemos nada sozinhos... mas juntos... juntos podemos mesmo mudar o mundo)

    Rita:
    AHAHAHA! Um porco chamado Benfica!! Só lhe dará alento para um futuro glorioso! Já cá estão na lista, agora aguardem só um contacto meu!
    Beijinhos! Obrigada!!!!

    Lurdes:
    Como muita gente mostrou solidariedade em apoiar estes projectos, e porque eu só quero mesmo ajudar no primeiro passo, estou a contactar a pouco e pouco as pessoas que vão mostrando interesse à medida que as necessidades vão aparecendo. Se entretanto não conseguir abranger todos deixarei em aberto SEMPRE a possibilidade de continuarem a ajudar dando os contactos directos das pessoas responsáveis pelos projectos. Vai haver sempre forma de ajudarem. Mas eu, só quero ser responsável pelo primeiro empurrão. Envia-me um mail para eu ficar com o teu contacto!
    Muitos beijinhos. Obrigada!

    ResponderEliminar
  12. Olá Clara, não quero ser sádica mas já antevejo um grande churrasco com cheiro a frango assado.
    És um verdadeiro carro de assalto e a imagem real da expressão "não deixes para amanhã o que podes fazer hoje".
    Já te imagino a ajudar as futuras galinhas a "chocar" os ovos (talvez numa pose de yoga).
    Daqui a aposta é nesse pessoal que te acompanha no dia-a-dia.
    Beijão
    Manel

    ResponderEliminar
  13. Manel:
    (comentário hilariante, o teu!)
    Churrasco!? Espero que não! Frango assado com frango assado e como sobremesa frango assado... já estou um bocado fartinha de frango!
    "não deixes para amanhã o que podes fazer hoje"... isso só se aplica a mim quando tenho motivação. Pagar contas, tratar de burocracias, fazer relatórios... Blheck! Deixo sempre isso para depois de amanhã.
    Eu a chocar os ovos talvez não (ehehe!) a dar-lhes força para que os choquem com entrega...
    "vá, vamos galinhas, vocês conseguem! São as melhores e vão gerar os melhores pintos! Isso mesmo!!"... já não digo que não!
    Beijão grande para ti e Carlos

    ResponderEliminar
  14. Estive fora mas sempre a acompanhar as noticias.Nunca pensei ver-te dedicada à pecuaria!!!As ideias vão surgindo e vão crescendo e é extraordinário ver o que todos podemos fazer, com tão pouco, pelos outros. Afinal é simples...
    Muitos beijinhos Teresa MF

    ResponderEliminar
  15. Olá Clara tive o prazer de trocar alguns emails contigo sobre a tua volta ao mundo. Fico contente por saber que conseguiste ir para Moçambique. Como a blogosfera é pequena acabo de te descobrir e ficarei assíduo neste espaço nobre.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  16. Teresa:
    Eu também nunca pensei dedicar-me a porcos, pintos a afins!!
    Sim, é muito simples... basta disponibilidade, dedicação e muita muita atenção. E eu sou muito distraída (ou talvez ande sempre com a cabeça noutros mundos!)
    Muitos beijos

    Viagens Lacoste:
    Por acaso já te imaginava de mochila às costas pelo mundo! Entonces, que passa?! ehehe!
    Bem-vindo a este espaço. Talvez nos encontremos num qualquer lugar, se partires...
    Beijinhos. Obrigada!

    ResponderEliminar
  17. Clara, só agora descobri o blogue que mantens e onde registas tantas coisas afinal muito importantes para a AIDGLOBAL... Gostava que estivéssemos em mais estreito contacto, uma vez que as tuas ideias e conhecimento do terreno poderiam assim ganhar mais "asas" - já que estamos numa de pintos :) Vou tentar ler-te, entre as tantas, muitas, coisas para fazer. Mas, por favor, quero que contes connosco aqui em Lisboa para ouvir as tuas ideias e, sempre que possível, apoiá-las e estruturá-las. Um abraço.
    Isabel Valente
    Gabinete de Comunicação, Marketing e Relações Externas
    AIDGLOBAL

    ResponderEliminar